De toda forma, essa é uma lunação para fazer cair do palco quem se julga esperto ou liso demais. Mentira nenhuma dura para sempre. Esse é um trecho que escrevi lá no início do mês sobre essa Lunação de Libra, que agora se encaminha para o seu fim. Foi a lunação do relatório da CPI e da prisão de um dos principais comunicadores bolsonaristas. A lunação da derrubada da live em que Bolsonaro dizia que vacinados contraíam o vírus HIV. A lunação da absolvição da chapa Bolsonaro-Mourão pelo TSE, também, mas não sem declarações bastante diretas de Alexandre de Moraes sobre punição de fake news: "Se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado e as pessoas irão para a cadeia, por atentar contra as eleições e a democracia no Brasil." E continua: “Podemos absolver por falta de provas, mas sabemos o que ocorreu e o que vem ocorrendo. Essas milícias digitais continuam se preparando para disseminar o ódio, a conspiração, o medo, para influenciar as eleições”. Batalha perdida, pode até ser... mas não dá pra dizer que nada foi feito nesse ciclo a respeito de tanta mentira e conspiração. Num cenário caótico e muito instável, há também que considerar algum avanço nesse sentido — nem que seja para assegurar que a campanha eleitoral em 2022 não sofra com os mesmos problemas dos disparos em massa criminosos de 2018.
No fim da tarde da próxima quinta-feira, 4 de novembro, teremos a Lua Nova em Escorpião que abre uma nova lunação, mas as previsões deste novo ciclo ficam para a próxima edição. Por ora, vamos vivendo os dias de Lua Minguante, a última parte do ciclo lunar, que trata de silenciar, expurgar, fazer as limpezar necessárias e preparar terreno para o que há por vir. Marte já ingressou no seu domicílio noturno e a Lunação de Escorpião promete ser uma das mais relevantes desse ano astrológico, e que inclusive marcada por um eclipse lunar de relevância para o Brasil. É tempo de sacudir o pó do que ficou parado e amolar as facas para fazer bom uso delas na hora certa.
Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada
Agora não espero mais aquela madrugada
Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada
O brilho cego de paixão e fé, faca amoladaDeixar a sua luz brilhar e ser muito tranquilo
Deixar o seu amor crescer e ser muito tranquilo
Brilhar, brilhar, acontecer, brilhar faca amolada
Irmão, irmã, irmã, irmão de fé faca amolada— Milton Nascimento, "Fé Cega, Faca Amolada"
Essa é uma edição mais curtinha, que eu tô me dando o descanso merecido de aniversário, feriado, e fim de lunação. E vamos de céu da semana!
céu da semana
31 de outubro a 6 de novembro
Semana de Lua minguantíssima até quinta, quando a Lua Nova chega. Essa mudança de lunação é tempo de encerramento de etapas e semeada de coisas novas, trabalho de bastidores, faxinas e organizações, etc. Nada de grandes movimentos, começos e lançamentos, porque a Lua invisível no céu não favorece crescimento de nada, tá bem? A Lua minguante, no âmbito coletivo, não indica tanta vitalidade e movimento e até quinta não teremos aspectos muito tensos, o que tende a trazer menos estresse e atribulação, mas também um ritmo mais cansado. Além da mudança de lunação, teremos Vênus e Mercúrio mudando de signo: Vênus ingressando em Capricórnio, Mercúrio em Escorpião. Vamos ao dia a dia:
Hoje é domingo e o Sol em Escorpião faz sêxtil à Lua em Virgem: eu não gosto muito do clichê do signo de Virgem ter a ver com limpeza porque é um signo de Mercúrio e a higiene é mais coisa de Vênus, mas hoje tá bom pra limpezas e tudo que envolver desapegos e eliminação, tanto no nível material e prático quanto no espiritual, pra quem é dessas. Simplifique e procure resolver as coisas de forma prática, sem inventar muito.
Na segunda-feira, Mercúrio em Libra e Júpiter em Aquário alcançam um trígono no início da madrugada, favorecendo comunicação, burocracias, cuidados com o corpo, descanso, de tudo um pouco. Esse é um aspecto repetido (porque Mercúrio retrogradou e agora está percorrendo os mesmos graus de antes), feito pela primeira vez em 20 de setembro, abrindo caminho para avanço nos assuntos de viagens e circulação de pessoas, territorialidade e os trâmites na autorização e vacinação de crianças.
A Lua em Virgem completa uma quadratura com Vênus em Sagitário pela tarde, trazendo um pouco de exagero e desproporção em como percebemos as coisas ou satisfazemos os próprios desejos: acertar a justa medida das próprias vontades e ações é como aprender a domar um fogo incessante dentro de si, e às vezes saem umas queimaduras. Lua ingressa em Libra no início da noite e se prepara para seu percurso diplomático e amigável com todos os planetas, enquanto estiver nesse signo. Faça bom uso da Lua em Libra (até a noite de quarta) para dar conta de tarefas mentais, de comunicação e de descanso também, que ela vai ser um bom fôlego antes da mudança de lunação.
Terça-feira temos a Lua em Libra alcançando o trígono com Saturno ainda pela madrugada. Sinceramente? Sendo um feriado, o dia é de preguiça mesmo, de comer bem e de aproveitar boas companhias. O clima é ameno, embora meio solene, não tão relaxado assim.
Quarta temos a Lua em Libra chegando no trígono com Júpiter no início da manhã, fazendo conjunção com Mercúrio ao meio-dia e completando o sêxtil com Vênus em Sagitário no meio da tarde. Apesar da volta do feriado é um dia ágil, produtivo, de cabeça rápida, comunicativo, sociável. À noite a Lua entra em Escorpião e o clima levinho e aéreo começa a se dissipar.
Na madrugada de quinta a Lua faz conjunção com Marte em Escorpião, um climinha tenso e hostil demais na noite anterior e nessa madrugada. Talvez traga dificuldade pra dormir ou problemas domésticos. Lua fecha a quadratura com Saturno pela manhã e Lua encontra o Sol no fim da tarde, dando início à nova lunação. Dia irritadiço, pokas ideia, rabugento e com uma postura muito defensiva. Atenção e cuidado aos diálogos, que podem ser incisivos demais.
Sexta-feira chega com o ingresso da Vênus em Capricórnio no início da manhã, Lua em Escorpião quadrando Júpiter em Aquário também pela manhã, Mercúrio entrando em Escorpião no início da noite e a Lua em Sagitário horas depois. Dia de notícias importantes envolvendo o poder público. Considerando o mapa do Ingresso Solar em Libra, Vênus ingressa na casa 11 e Mercúrio na casa 9, movimentando o cenário do Legislativo e do Judiciário no âmbito político, e da coletividade/amizades e estudos/espiritualidade no âmbito social.
Encerrando a semana, sábado temos Lua em Sagitário num sêxtil com Saturno na manhã e Mercúrio em sêxtil com Vênus no início da tarde. Favorece trâmites envolvendo justiça, contratos, burocracia, lida com outras pessoas, assuntos de finanças e administração de forma objetiva, apesar de um pouco de tensão e estresse envolvidos.
criações
O destaque da semana não é exatamente uma criação, mas vou aproveitar essa editoria pra divulgar minha participação no podcast Papiro Estelar, em que conversei com o Menê sobre profissionalização astrológica e um pouquinho também sobre como fazer uma interpretação de diferentes profissões a partir de posicionamentos no mapa astrológico. Quem ainda não ouviu, confere lá!
O boletim "Meio do Céu" é gratuito, mas você pode assinar a mensalidade de R$7 em apoio ao meu trabalho.
Apoiadores recebem uma edição mensal extra da newsletter ao fim do mês com conteúdos exclusivos – análises de mapas e eventos, textos sobre teoria astrológica, estudos experimentais... nesse conteúdo especial, recebo diretamente as sugestões de vocês e vale tudo o que a gente quiser observar e descobrir em termos de astrologia.
Use os botões abaixo para fazer o apoio via PayPal ou PicPay.
Posso assinar a mensalidade fazendo um pix mensal de R$7?
Sim! Para manter a assinatura de apoiador, basta fazer um pix mensal usando a chave isisdaou@gmail.com. No campo de mensagem do pix, informe o e-mail cadastrado aqui, assim consigo manter o controle dos apoiadores ativos a cada mês.
Um abraço e até semana que vem,