A edição especial desse mês vem abrindo as portas sobre um dos ramos astrológicos que mais gosto de trabalhar: a astrologia eletiva. Em termos simples, as técnicas eletivas são usadas para escolher (eleger) uma data favorável para realizar alguma coisa. Como bem escreve o astrólogo contemporâneo John Frawley,
Apesar de todas as reservas quanto ao seu uso, a astrologia eletiva tem sido amplamente empregada para determinar o momento ideal para uma imensa variedade de atividades, desde grandes eventos como fundação de cidades ou coroação de imperadores, até curiosidades como cortar o cabelo (dependendo se é do interesse que volte a crescer rapidamente ou permanecer curto) ou vestir roupas novas pela primeira vez. [tradução minha]
— John Frawley em artigo extraído do seu livro "The Real Astrology"
Curiosamente, há algumas sabedorias populares que parecem ser heranças de ideias da astrologia eletiva: conheço pessoas que pouco ou nada sabem sobre astrologia, mas evitam a todo custo cortarem o cabelo quando a Lua está minguando, na esperança de que eles cresçam mais. Jardineiros e agricultores experientes (bem como muitos povos nativos) sabem bem a relação que os ciclos da Lua e outros astros possuem com o crescimento da vegetação e o comportamento dos animais. Também é sabido (embora seja uma noção pouco difundida, provavelmente por receio de ser "crendice") que cirurgias realizadas durante a Lua Cheia costumam ser mais sangrentas do que em outros períodos do mês.
A astrologia eletiva parte do princípio básico de que há momentos mais propícios para certos tipos de atividades do que outros. Um artista que lança seu primeiro disco com expectativa de ampla recepção num momento de Lua Nova e uma Vênus num signo de pouca afinidade, por exemplo, dificilmente irá encontrar um resultado à altura. Assim como escolhemos a melhor época do ano para visitar uma praia no litoral e um chalé nas montanhas, a fim de atenuar ou aproveitar o clima da melhor forma, a astrologia eletiva serve para delimitar opções mais viáveis dentro do contexto colocado. (Sabem o céu da semana que eu escrevo nas edições do Meio do Céu? Eu sempre dou dicas de astrologia eletiva ali, indicando dias da semana que são mais favoráveis do que outros para algumas atividades.)
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine meio do céu para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.