Mais uma edição exclusiva de apoiadores no ar! Esse mês chegando cedo e atualizadíssima em conteúdo: a análise de hoje é sobre o mapa da posse do Lula, que iniciou seu terceiro mandato como presidente no dia 1º de janeiro de 2023.
Faz sentido analisar um mapa de posse? Ele tem algum valor para previsões? Ô, se vale. Na verdade, esse tipo de mapa era um dos mais utilizados no período medieval para previsões coletivas:
Para os astrólogos árabes e persas medievais, o momento exato em que um governante tomava o poder (ascendia ao trono) era de fundamental importância, pois daí poderiam se analisar as perspectivas daquela dinastia, previsões para o reino, etc. Na nossa realidade atual brasileira, as dinastias são os mandatos presidenciais, de duração de 4 anos. [trecho da edição #5]
Exatamente às 15h06 do dia 1º de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva foi declarado empossado, tornando-se, pela terceira vez, presidente do Brasil. Esse não é um ato ou um momento corriqueiro — embora o governo de transição tenha sido especialmente relevante desde novembro passado, é a partir do empossamento do presidente que seu mandato, de fato, se inicia. Em termos simples, é o “nascimento” simbólico do mandato.
Existe um ramo da astrologia tradicional, chamado astrologia eletiva, que tem por propósito escolher (eleger) uma data e horário favoráveis para realizar alguma coisa, a fim de render um bom desenvolvimento para o tema em questão. Entretanto, esse não é o caso da análise de hoje: como a data da posse é pré-determinada e o horário não costuma mudar muito, não há tanto o que escolher. Mas há de se contar com um punhado de sorte e da sincronia do céu, sempre considerando o contexto — Lula venceu as eleições e a maré virou em sua direção desde então, com sucessivas derrotas e perdas para Bolsonaro. Mas há, claro, céus melhores ou piores para ser empossado presidente (o terrível mapa da posse da Dilma, em 2015, que o diga).
Em suma, o momento exato da declaração de empossamento do presidente gera um mapa em que podemos interpretar como o governo será, tendo um vislumbre do mandato como um todo. Em 2021 fiz uma análise em retrospecto do mapa da posse de Bolsonaro, um caso bem ilustrativo e didático que mostrava lá já vários dos problemas e receios negativos tomando forma. Embora algumas comparações com aquele mapa sejam inevitáveis, é ano novo, governo novo! Vamos à leitura do mapa do mandato do Lula, então:
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine meio do céu para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.