4 Comentários

Boa tarde! Muito bom o texto, e dá pano pra manga. Gostaria apenas de entender uma passagem no início do texto sobre o mapa do ano para o Japão, onde é falado sobre uma quase conjunção futura de Vênus (prestes a retrogradar) com Marte. Esse aspecto seria uma contra-antíscia? Obrigado.

Expand full comment
author

"Ela está muito lenta, prestes a retrogradar, e durante sua volta para Áries, quase faz uma conjunção com Marte, regente das casas 7 e 12: inimigos e estrangeiros." - nessa frase aqui, a referência dessa quase-conjunção futura de Vênus com Marte seria em Áries mesmo. Porque Vênus retrograda pra Áries pouco depois do ingresso e Marte ingressa em Áries em maio, então eles se encontram no mesmo signo, mas sem conjunção exata. Mas no mapa do ISA de fato há uma contra-antíscia exata entre os dois (Vênus a 3 de Touro, Marte a 26 de Aquário).

Expand full comment

Ela volta pra Áries, Marte chega lá em Áries, quase alcança a Vênus, mas ela volta ao movimento direto e segue. É uma quase conjunção mesmo.

Expand full comment

Mas Marte estava em Aquário. O único aspecto entre ambos foi um sextil no dia 29/3/45 com Marte já em Peixes. Vênus retrograda até o grau 17 de Áries, posição onde Mercúrio estava no momento do equinócio da primavera.

Expand full comment