como a linguagem astrológica ganha corpo na realidade, pt. 2: Vênus
símbolos visíveis | série de edições exclusivas de apoiadores
Voltei com a continuação dessa série sobre linguagem astrológica exclusiva para os apoiadores — como de costume, com aquele comecinho disponível para todos lerem e terem uma ideia do conteúdo. Se você chegou aqui nos últimos dias, recomendo começar pela primeira parte, pois lá eu escrevi uma introdução básica sobre o que se entende por “linguagem astrológica” e como ela se manifesta visivelmente na realidade, introduzindo os primeiros exemplos sobre Lua e Mercúrio.
Seguindo a ordem caldaica dos planetas, hoje vamos ver observar exemplos de expressões bem evidentes da Vênus quando domiciliada em Touro ou Libra e exilada em Áries ou Escorpião.
Vênus: deleite e união em múltiplas formas
Vênus tem um brilho bonito e luminoso no céu, porém visível apenas no começo ou no fim da noite, já que, assim como Mercúrio, ela também nunca se afasta muito do Sol. Vênus é considerada astrologicamente um planeta benéfico, e sua própria aparência no céu nos remete à beleza e harmonia; apesar disso, é importante lembrar que “benéfico” e “maléfico” são termos que tratam de qualidades que são favoráveis ou contrárias à vida, não à moralidade de ações ou significados em si. Vênus também pode representaro exagero, a futilidade, a preguiça e a vaidade desmedida; mas desejo, beleza e prazer — em suas múltiplas formas — são qualidades a favor da manutenção e fruição da vida.
Significados básicos: Vênus simboliza as relações de forma geral, como nós nos unimos e interagimos com outros seres, romanticamente ou não. Ela também representa o que é agradável, belo e/ou prazeroso. As atividades eróticas e sexuais são de Vênus, bem como os fazeres artísticos em suas múltiplas formas. A higiene e a estética também são venusianas, bem como as práticas de mediação, ritualização e diplomacia, embora de forma menos “magnânima” e soberana que Júpiter, que também versa sobre esses temas.
Vênus rege Touro, signo fixo da terra, que expressa o ato de desfrutar dos prazeres da matéria. É dito que os astros dignificados em Touro (Lua e/ou Vênus) concedem sentidos aguçados e uma sensibilidade corpórea do ambiente. Quem nasceu com a Vênus domiciliada em Touro é a Ariana Grande, cantora pop que alcançou imenso sucesso numa carreira de início precoce.
Ariana nasceu sob o ascendente a 20° de Capricórnio, com uma Vênus a 20° de Touro: uma Vênus domiciliada, em aspecto exato ao próprio ascendente e na casa 5, local em que esse planeta está ainda mais evidenciado, pois tem significados de afinidade imediata à Vênus, como prazer, artes, sexo e filhos.
Ariana é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, dançarina, atriz, dubladora e apresentadora. A presença venusiana em seu mapa se mostrou logo cedo em sua vida: além de estrear peças de teatro quando criança, aos 8 anos ela se apresentou em um lounge de karaokê em um navio de cruzeiro e com várias orquestras, além de aparecer na televisão cantando o hino nacional numa partida de hóquei. Em oito anos de carreira solo, ganhou dois Grammys e foi indicada doze vezes*.
A presença da Vênus em Touro na casa 5 é um bom exemplo desse planeta como regente profissional proeminente, mas “dentro das convenções” — é uma Vênus muito forte, mas também convencional, no melhor sentido do termo. Seja como vocalista ou em sua estética pessoal, prevalece na Ariana como artista uma expressão mais “clássica” sobre a própria arte que produz e na feminilidade que encarna. Isso também tem a ver com um planeta domiciliado, pois ele se manifesta de uma forma “esperada”, seguindo o contexto social em que o nativo se insere.
*informações retiradas do artigo da Wikipédia sobre Ariana.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine meio do céu para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.