meio do céu

meio do céu

Share this post

meio do céu
meio do céu
como a linguagem astrológica ganha corpo na realidade, pt. 6: Júpiter em Peixes e Virgem
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais

como a linguagem astrológica ganha corpo na realidade, pt. 6: Júpiter em Peixes e Virgem

símbolos visíveis | série de edições exclusivas de apoiadores

Avatar de Ísis Daou
Ísis Daou
jul 21, 2022
∙ Pago
8

Share this post

meio do céu
meio do céu
como a linguagem astrológica ganha corpo na realidade, pt. 6: Júpiter em Peixes e Virgem
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais
1
Compartilhar

E lá vamos nós com a sexta parte dessa série especial para apoiadores — eu mesma ando meio cansada dela, mas agora estamos quase no fim! Hoje seguiremos falando sobre Júpiter nos signos de Peixes e Virgem, dando continuidade à edição anterior (que eu recomendo ler antes dessa). As outras edições dessa série estão divididas assim: na parte 1 temos a introdução explicando o que são os termos da linguagem astrológica (planeta domiciliado ou exilado) e já com os exemplos de Lua e Mercúrio; depois, seguimos falando da Vênus na parte 2, do Sol na parte 3 e de Marte na parte 4.

Cardume — colagem digital autoral, 2021

Júpiter: jornadas de sorte, fé ou sabedoria

Como hoje estamos falando de Júpiter como uma continuição da edição anterior, não vou repetir a introdução sobre esse planeta e seus significados gerais de Júpiter na astrologia, que já escrevi lá. Quem quiser refrescar a memória, é só reler:

meio do céu
como a linguagem astrológica ganha corpo na realidade, pt. 5: Júpiter em Sagitário e Gêmeos
Cheguei com mais uma edição da série símbolos visíveis: como a linguagem astrológica ganha corpo na realidade. Hoje vamos falar sobre expressões domiciliadas ou exiladas de Júpiter — por alguma razão (empolgação e exagero jupiterianos?), porém, o texto dessa edição ficou tão longo que vamos precisar dividir. Nessa quinta parte da série, trago a introdução sobre Júpiter com os exemplos ilustrativos de…
Read more
3 years ago · 8 likes · 1 comment · Ísis Daou

Hoje, portanto, vamos direto ao segundo domicílio de Júpiter, que é o signo de Peixes.

Para começar, vale lembrar que Júpiter ingressou em Peixes no finalzinho de 2021, por onde transitou até maio (e para onde voltará no fim de outubro, mas apenas por mais 7 semanas). Como é um trânsito que marcou muito os últimos meses, escrevi sobre ele em algumas edições do Meio do Céu: nessa aqui relacionando o recém-ingresso com a experiência de assistir um show do Mateus Aleluia em Salvador; nessa aqui, introduzindo a Lunação de Peixes e o carnaval de Júpiter combusto pelo Sol; e nessa outra, por último elaborando sobre o alívio e amplitude simbolizados por esse planeta no contexto daquele momento.

Peixes é um signo do elemento água e, portanto, de natureza bastante distinta à de Sagitário, o primeiro domicílio que vimos. Em Peixes, Júpiter exprime bem a fertilidade e fartura ao qual é tanto atribuído, tanto em significados concretos quanto nos simbolismos mitológicos. Júpiter em Peixes também expressa os ideais de empatia e devoção à própria existência; é um posicionamento familiar a um tipo de êxtase que muitas vezes se torna fantasia descolada da realidade, mas também se insere no território do sonho comum e da subjetividade sensível, capazes de transformar um indivíduo de forma íntima e poderosa em conexão à algo maior, à consciência coletiva, justa e generosa.

Costumo dizer que não é por acaso que Peixes é o único signo com nome de bicho escrito no plural, e não no singular. O cardume pode mais, e melhor, porque é uma coletividade que age em uníssono e sincronia sutis. Júpiter em Peixes, enfim, manifesta as qualidades da água mutável: uma água que corre, depura e renova. É o Júpiter natal de um dos filósofos cujas ideias causaram maior impacto na sociedade moderna: Friedrich Nietzsche.

Imagem: Friedrich Hermann Hartmann, Public domain, via Wikimedia Commons

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine meio do céu para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Ísis Daou
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar

Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais