É sexta-feira, dia de Vênus, que transita já há alguns dias no signo de Gêmeos. Nessa próxima terça, 4 de junho, ela irá completar uma conjunção exata com o Sol — e, por ter a velocidade aparente maior do que a dele, é ela quem “atravessa” o astro-rei após esse encontro. A passagem de Vênus através do Sol vem encerrar o período de vários meses em que ela ocupou o céu como estrela da manhã, visível diariamente logo antes do dia raiar. A partir dessa conjunção, Vênus encerra sua fase matutina para tornar-se, mais uma vez, uma estrela vespertina, brilhante no céu após o Sol se pôr no horizonte.
As mudanças cíclicas de fase celeste que a Vênus experimenta — que inclui, por certo período, a perda de sua visibilidade sob os raios solares — evocam uma série de histórias e mitologias desde a antiguidade, como expliquei nessa seção da edição sobre sua última conjunção solar, que ocorreu em agosto do ano passado, quando Vênus e Sol se encontraram em Leão.
É claro que um trânsito planetário não se manifesta da mesma forma para todas as pessoas, mas a posição da Vênus enquanto um planeta oriental ou ocidental ao Sol é mais uma camada de nuance sobre suas possibilidades de significado em diferentes contextos. No mapa de algumas pessoas, a mudança de fase planetária pode ser um reflexo evidente sobre sua experiência pessoal naquele momento; para outras, é só mais um movimento que ocorre no céu, sem grandes efeitos visíveis na própria realidade. Do ponto de vista coletivo, é interessante observar como tais alterações de fase no céu impactam dinâmicas e eventos comuns, especialmente em países em que Vênus ocupa alguma regência importante atualmente.
Como expliquei na ocasião da última mudança de fase, quando Vênus é estrela matutina (visível ao amanhecer), sua expressão é mais ávida, direta, franca, abrupta e até impulsiva; isso, é claro, no que concerne os temas da natureza deste planeta: os relacionamentos, a sexualidade, o prazer, a afetividade, as artes, as diversões, os jogos, as práticas espirituais, etc. E agora, com sua próxima conjunção ao Sol em Gêmeos, marcando o retorno à sua fase vespertina, como Vênus se altera simbolicamente em seus modos e significados?
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine meio do céu para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.