No raiar desse 16 de agosto, a Lua encontra o Sol em Leão numa conjunção exata, marcando a Fase Nova e o início de uma nova lunação. Uma lunação que nasce junto do próprio dia, no momento em que o astro-rei cruza o horizonte leste. De certa forma, inaugura o ciclo com uma injeção de ânimo e luminosidade — ainda que as instabilidades da oposição Marte-Saturno permaneçam, agora um pouco amenizadas.
A Lunação de Câncer trazia um cenário de fortes embates e indícios de cortes ou rupturas, acidentes, violência e perdas materiais; de fato, tivemos casos graves de violência policial e operações letais com vítimas nas últimas semanas. Escrevo essa edição na terça-feira, véspera da Lua Nova, um dia que amanheceu com as notícias de mais um assassinato às vésperas das eleições no Equador e um apagão que atingiu vários estados brasileiros. Uma renovação de ciclo parece que cairia bem agora.
A Lunação de Leão que se inicia traz de tudo um pouco: Sol e Marte mudando de signos, vários aspectos importantes envolvendo planetas superiores, o fim da retrogradação da Vênus e o início das retrogradações de Mercúrio e de Júpiter. Muitas movimentações, certo? Algumas tensões se desfazem com o fim da oposição entre maléficos, mas é uma lunação com emoção.
No mapa para o Brasil, os luminares se encontram em Leão junto do ascendente, na casa 1; perto deles está Vênus, ainda em movimento retrógrado, pouco a pouco ganhando distância do Sol. Já escrevi bastante sobre a mudança de fase heliacal dessa Vênus em Leão, mas sua posição de destaque no mapa da Lua Nova e seu ressurgimento visível no céu vêm reafirmar seu protagonismo ao longo da lunação.
Um único planeta num mapa condensa uma série de possibilidades e significados, mas aqui vou me ater ao que eu enxergo nessa Vênus carregar de forma mais contundente. No último domingo, dia da combustão máxima entre Vênus e Sol, uma frase me veio à cabeça, em meio à uma conversa com outra pessoa:
“É preciso saber pedir o que se deseja”
Fiquei com essas palavras na cabeça, pensando na relação da Vênus com o Sol, durante aquele dia-clímax da conjunção. Hoje, ela me parece uma boa síntese para essa lunação como um todo — e embora pareça um pouco óbvia, está longe de ser simples. Saber o que se deseja envolve, antes de qualquer coisa, uma dose considerável de aceitação e autoconsciência. Saber pedir, por sua vez, demanda vulnerabilidade e honestidade para com quem (ou com o quê) está em relação consigo. Se iniciamos esse trânsito da Vênus falando sobre autenticidade, nessa última fase da retrogradação — quando ela também começa a ressurgir sob os raios solares —, a capacidade de agir de forma autêntica em relação com os outros é colocada à prova.
Vênus retrógrada em Leão se reaproxima de Júpiter em Touro, com quem forma uma segunda quadratura no próximo dia 22 (ainda teremos uma última, com a Vênus já direta, em setembro). Saber pedir o que se deseja pode significar buscar se expressar com verdade e de acordo com seus valores. Se impõe, enfim, o compromisso com o que acredita e com sua própria verdade.
Nem tudo está fixo e inabalável, porém: com as retrogradações de Mercúrio em Virgem e Júpiter em Touro a caminho, também teremos oportunidades de certas revisões e buscar discernir melhor o que nos é prioridade agora. Como alguém que precisa dar um trato num jardim meio largado de lado, poderemos escolher o que pode permanecer como está, o que merece um vaso ou canteiro maiores, o que já está seco ou murcho e deve ser retirado. Sem cultivo e manutenção, afinal, não há colheita possível. Apesar do trabalho envolvido, esse é um ciclo que abre com os dois benéficos angulares e num diálogo bastante produtivo: o que escolhermos manter, enfim, tem boas chances de “vingar”, enraizar e crescer, e da melhor forma possível.
Lunação de Leão
Lua Nova: previsões até 30 de agosto de 2023
O mapa dessa Lua Nova ativa alguns pontos importantes do mapa vigente desse trimestre: Vênus está agora a 18° de Leão, exatamente o grau do Marte naquele ingresso; já Júpiter está a 14° de Touro, fazendo quadratura exata com a Vênus daquele momento. Não é simples interpretar essas ativações, mas podemos começar pensando que Vênus e Júpiter desse mapa abaixo tomarão a forma de eventos e assuntos relativos à Marte e Vênus daquele mapa do Ingresso Solar em Câncer.
Uma Lunação de Leão que nasce junto do próprio dia carrega um significado evidente de luminosidade, visão, exposição. A Lua regendo a casa 12 junto do Sol nascente reforça essa interpretação: o que estava escondido é revelado. À diferença da maior parte das lunações, cujos principais eventos vão ganhando mais forma conforme a Lua cresce e se aproxima da Cheia, é bem provável que já no início desse ciclo tenhamos fatos mais significativos.
Considerando o contexto atual, fica difícil não pensar em dois temas principais tomando corpo nesse período: o julgamento da descriminalização da posse de drogas, retomado em maio desse ano; uma possível prisão de Bolsonaro, frente às investigações da suposta tentativa de venda ilegal de presentes dados ao governo por delegações estrangeiras no ano passado.
Sobre o julgamento da descriminalização da posse de drogas, os trânsitos são bastante favoráveis: Júpiter ativa a Vênus do trimestre, envolvendo justamente os assuntos das casas 9 (legalidade) e 12 (proibições, marginalidade, drogas). No mapa dessa Nova, a disposição da Lua pelo Sol nascente em Leão também favorece, bem como a proeminência de Vênus, que vai ganhando potência ao longo da lunação: embora ainda esteja combusta, ela irá ressurgir dos raios do Sol antes mesmo da chegada da Cheia, e retoma o movimento direto pouco depois disso. É possível e até provável que tenhamos definição dessa votação dentro dessa lunação (até 13 de setembro) ou, no mais tardar, um pouco depois (já que a Vênus em Leão faz uma última quadratura com Júpiter em Touro no dia 17 de setembro).
Já sobre uma possível prisão de Bolsonaro, bem… eu não cravaria isso, mas há sim indícios de dano a uma figura opositora do governo, principalmente pela sobreposição de Vênus ao Marte do trimestre (até diria que parece mais provável que se trate de uma mulher). Os dias 18, 23 e 27 de agosto parecem ser significativos nos assuntos sigilosos e investigações criminais, de forma geral, e vêm expor mais fatos, revelações, esse tipo de coisa.
O 27 de agosto também traz a oposição entre Sol em Virgem e Saturno em Peixes, indicando enfrentamentos e desgastes entre lideranças ou pessoas em posição de responsabilidade. Para o Brasil, parece indicar impasses financeiros ou relativos a negociações e acordos com países estrangeiros, inclusive algum tipo de dissolução ou revisão previamente estabelecidos.
No mais, o que interessa a nós, pessoinhas comuns: atenção e cuidado redobrados em relação às finanças e bens pessoais, já que os maléficos no eixo 2-8 indicam risco aumentado de gastos, perdas, roubos, golpes, etc. Se você precisa ter alguma conversa ou negociação importantes, melhor esperar até Vênus sair dos raios do Sol (a partir do dia 18, melhor ainda a partir do 24). O mesmo vale para questões envolvendo reputação e credibilidade ou situações delicadas que envolvem figuras de autoridade. Pelo menos nesses primeiros dias, é melhor evitar qualquer ação mais afrontosa ou definitiva, pois o diálogo tende a ganhar proporções exageradas e o tiro pode sair pela culatra.
O boletim meio do céu é gratuito, mas você pode se tornar um assinante pago e apoiar o meu trabalho.
Apoiadores recebem edições especiais da newsletter com conteúdos exclusivos – análises de mapas e eventos, textos sobre teoria astrológica, estudos experimentais, etc. Nesse conteúdo exclusivo, recebo diretamente as sugestões de vocês e vale tudo o que a gente quiser observar e descobrir em termos de astrologia.
Quem apoia financeiramente pode optar pela assinatura mensal (cobrada a cada mês), anual (pagamento único, com um descontão) ou de membro fundador (para quem tem de sobra e pode apoiar com mais). Para se tornar assinante pago, basta atualizar o status da sua assinatura nas configurações da sua conta do Substack.
um abraço e até a próxima,
Tristíssima de saber que a cerveja de celebração da prisão talvez vá ter que continuar na geladeira mais um tempo 😢
Maravilhosa, como sempre ❤️